Chá da Semana: Gingko Biloba – Bom para o sangue e para a cabeça!

Gingko Biloba Natural

Chá da semana: Gingko Biloba: bom para o sangue e para a cabeça!

E esse tempo maluco que não firma? Hora esquenta, hora esfria… E quando esfria, é sempre gostoso tomar um chazinho para aquecer. E que tal aproveitar para melhorar a circulação, a saúde ocular e a cognição? Então leia mais para conhecer o Gingko Biloba.

Você conhece o Gingko Biloba?

O gingko biloba (que pode ser escrito tanto como gingko como ginkgo), também é conhecido como nogueira-do-japão, árvore-avenca ou, simplesmente, ginkgo.

É uma árvore de origem asiática, presente na China, Coréia e Japão, que conta com folhas de onde são extraídos seus princípios ativos benéficos.

É considerado um verdadeiro fóssil, pois é muito antiga, estando dessa forma a centenas de milhões de anos. É a unica representante da classe Ginkgophyta, tendo todas as outras espécies sido extintas ao longo da história.

Embora tenha sido descrita ainda no século XVII e ser conhecida da medicina tradicional chinesa a milênios, passou a ser mais estudada por ter resistido a radiação proveniente das bombas nucleares lançadas sobre o Japão durante a 2ª Guerra mundial.

São grandes árvores, que quando adultas medem entre 20 e 30 metros de altura, mas que podem passar dos 50 metros.

Gostam de locias ensolarados e com boa irrigação e existem relatos de espécimes com mais de 2.500 anos de idade.

Folhas de Gingko Biloba

Benefícios do Gingko Biloba

Primeiramente, é sempre bom destacar: é sempre recomendável discutir com seu médico antes de iniciar o tratamento com qualquer chá, visto que eles podem ter interações com medicações anulando seu efeito ou causando reações adversas.

Apesar de serem quase sempre saudáveis, é sempre bom ter cautela quando tomar chás com o intuito de ter benefícios terapêuticos.

O gingko biloba é muito rico em diversos compostos benéficos para a saúde, sendo que o extrato das folhas contém ácidos fenólicos, polfenóis como a proantocianidina, assim como outros flavonóides, como os glicsídeos miricetina, kaempferol, isoramenetina e quercetina.

Também contém terpenóides, ginkgolóides and bilobalóides. As folhas também contém gingko biflavonas únicas, assim como alquifenóis e poliprenóis.

Com isso, o gingko biloba apresenta diversos benefícios para a saúde. Devido a presença dos terpenóides e bioflavonídes, ele atua como vaso dilatador, sendo benéfico para quem tem problemas de pressão alta ou de circulação.

Então, como o gingko contribuí para a melhoria da circulação, ele também auxilia em uma melhor irrigação do coração e do cerébro, onde o maior fluxo sanguíneo pode auxiliar tanto em funções cognitivas como em casos leves de labirintite.

Certamente, não podemos esquecer que seus antioxidantes previnem a degeneração macular e melhoram a saúde ocular.

Por ser facilitadora da absorção da colina pela acetilcolina, duas sustâncias fundamentais no funcionamento dos neurônios, o gingko melhora a memória e a concentração, segundo apontam alguns estudos.

O gingko também diminui o fator de agregação de plaquetas, contribui para evitar a formção de trombos.

Por isso, deve ser evitado por pessoas que tomam medicações para tratar condições de baixa contagem de plaquetas, ou que estão próximas a procedimentos cirúrgicos, pois isso pode afetar a capacidade do organismo em cicatrizações, acarretando quadros de hemorragia.

Chá de gingko biloba

Como usar o Gingko Biloba

Uma das formas mais comuns de se utilizar o Gingko Biloba é através de chá, pela sua infusão.

Uma receita comum é utilizar uma colher de sopa de folhas fátiadas para cada meio litro de água.

Primeiramente, adicione o Gingko Biloba a água e ferva por cerca de 15 minutos em um recipiente abafado.

Enfim, após isso, coe e o chá estará pronto para consumir.

O Gingko Biloba também é encontrado na forma de cápsulas com suas folhas maceradas ou extrato de suas folhas.

Gingko biloba no EMN

Promoção da semana

Para você aproveitar os benefícios do Gingko Biloba com suas ações terapêuticas, durante esta semana ele estará em promoção: de R$ 7,00 por apenas R$ 6,00 cada 100 gramas!

Claro que o preço é de referência e que vendemos o quanto você precisa!

Não deixe de aproveitar: peça pelo telefone (11 4427-9746), WhatsApp (11 95434-0750).

Ou então, venha nos visitar em nossa loja (Rua das Bandeiras, 392, Bairro Jardim, Santo André).

E agora também temos a nossa loja virtual! Você pode aproveitar essa promoção aqui: Chá da Semana na loja virtual

E você pode conferir os benfícios dos outros chás que já publicamos clicando aqui: Chás da semana

Grande abraço e boa semana a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *