Chá da semana: Cavalinha, a grande ajuda no emagrecimento!

Cavalinha

Chá da Semana: Cavalinha

Sabia que, seja em um processo de reeducação alimentar ou em um processo simples de perda de peso, podemos contar com a ajuda de alguns chás para nos auxiliar? Existem diversos chás para combater a retenção de líquidos, acelerar o metabolismo, entre outros benefícios que quem quer perder peso procura. A cavalinha tem muitos benefícios nesse sentido, sendo indicada por muitos nutricionistas nesse aspecto.

Assim, vamos falar de como a cavalinha pode benefeciar a sua saúde. Confira!

Você conhece a Cavalinha?

As cavalinha é uma planta vascular, sendo uma das cerca de 16 espécies de plantas do gênero Equisetum. Este gênero é o único na família Equisetaceae.

O gênero é comum nas cidades e está presente em todos continentes exceto Austrália e Antártida. Elas são plantas perenes e herbáceas, secando no inverno (para a maioria das espécies temperadas) ou sempre verde (para algumas espécies tropicais).

Nestas plantas, as folhas são muito reduzidas, mostrando-se inicialmente como pequenas inflorescências translúcidas. Os caules são verdes e fotossensíveis, apresentando como características distintas o fato de serem ocos, com juntas e estrias.

A cavalinha é uma planta perene. Não possui flores e, consequentemente, nem sementes; algumas espécies possuem folhas verticiladas, mas reduzidas a tamanho insignificante.

O caule é de cor verde, oco, fotossintético, com textura áspera ao tacto por causa da presença de silício e pode ser encontrado de duas maneiras:

Sua composição química é formada por grande quantidade de silício e quantidades menores de cálcio, ferro, magnésio, tanino, sódio, entre outros. ácido caféico, ácido fenol-carboxílico, ácido gálico, ácido palmítico, ácido silícico, apigenina, equisetonina, espermidina, glicosídeos flavônicos, luteolina, nicotina, sacarídeos, sais de potássio, saponinas, taninos, tiaminase.

Cavalinha seca para chá

Benefícios da Cavalinha

A cavalinha tem diversos befícios a saúde, dentre os quais podemos destacar suas ações antioxidantes, que combatem a ação maléfica dos radicais livres, responsáveis pela ação do envelhecimento do ser humano; e anti-inflamatória, que auxilia no combate a dor.

Tem também ação anti-bacteriana, que em conjunto com a ação anti-inflamatória ajuda a combater e previnir irritações e infecções na pele causadas por bactérias.

Falando em pele, cavalinha possui propriedade adstringente, que auxilia no controle e redução da oleosidade da pele, combatendo e previnindo o aparecimento de espinhas. A planta também contém elementos que colaboram para a elasticidade da pele, ou seja, auxilia no combate a flacidez.

Também pode ser útil para o fortalecimento de unhas e cabelos. Para estes benefícios, pode se usar a cavalinha como pomada, macerada ou mesmo diluída em água.

Também pode ser usada em gargarejos para tratamento de faringintes e outras afecções de garganta, e acredita-se que a inalação do seu vapor auxilia na descongestão nasal.

Cavalinha para emagrecer

Mas onde a cavalinha realmente auxilia é no processo de perda peso, por duas razões:

  • A primeira é que a planta ajuda (e muito) na retenção de líquidos, por possuir efeito diurético. A planta auxilia o corpo na eliminação do excesso de líquido através da urina;
  • A segunda é que a cavalinha acelera o metabolismo. Um metabolismo mais acelerado consome mais energia, assim, aliado a uma dieta equilibrada e com a prática regular de exercícios físicos, a cavalinha auxilia no processo de perda de peso.

Claro que o chá por si só não fará milagres, e sim, vai ser um aliado no processo de perda de peso.

E por ter propriedades diuréticas, é recomendado aumentar a ingestão de água durante o período em que estiver consumindo o chá, para evitar a desidratação.

Vale lembrar também que caso você apresente sintomas de algumas das condições citadas acima, é sempre recomendável discutir com seu médico antes de iniciar o tratamento com qualquer chá, visto que eles podem ter interações com medicações anulando seu efeito ou causando reações adversas. Sempre use com cautela.

Chá de cavalinha

Como usar a Cavalinha

A cavalinha é utilizada na elaboração de chás, utilizando as folhas e talos secos. A receita tradicional de chá é:

Ferva 500 ml de água, e após a fervura, adicionar as 4 colheres de sopa. Abafe a mistura, deixe repousar durante cerca de 5 minutos e coar antes de beber.

Este chá deve ser bebido ao longo do dia, com uma dosagem de 2 a 3 xícaras.

Finalmente, você também pode adicionar a mistura gengibre (seco ou fresco, em torno de 1 colher de sopa), casca de abacaxi (lava-se com um escova a casca de um abacaxi inteiro) ou até hibisco (5 colheres para 3 de cavalinha).

Dessa forma, vai potencializar os efeitos de aceleração do metabolismo, além de variar o sabor dos chás.

Chá de Cavalinha no Empório Mãe Natureza
Chá de Cavalinha no Empório Mãe Natureza

Promoção da semana

Para você aproveitar os benefícios da cavalinha, auxiliando na sua perda de peso e com suas ações terapêuticas, durante esta semana ele estará em promoção: de R$ 7,60 por apenas R$ 6,40 cada 100 gramas!

Claro que o preço é de referência e que vendemos o quanto você precisa!

Não deixe de aproveitar: peça pelo telefone (11 4427-9746), WhatsApp (11 95434-0750) ou venha nos visitar em nossa loja (Rua das Bandeiras, 392, Bairro Jardim, Santo André).

E agora também temos a nossa loja virtual! Você pode aproveitar essa promoção aqui:  Chá da Semana na loja virtual

E você pode conferir os benfícios dos outros chás que já publicamos clicando aqui: Chás da semana

Grande abraço e boa semana a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *