Chá da semana: Erva-Doce, aliada das mães

Chá da Semana: Erva-doce

O inverno não chegou ainda, mas o frio já. E continua forte essa semana. E para muitas pessoas, é indispensável ter um chá quentinho para aquecer em qualquer momento do dia. E se ainda puder ter algum benefício para a saúde melhor ainda.

Então hoje, vamos falar aqui no Chá da Semana sobre um chá delicioso que trás diversos benefícios para a saúde: a Erva-Doce.

Você conhece a Erva-Doce?

A erva-doce é um gênero de plantas aromáticas e melíferas da família Apiaceae que inclui várias plantas diferentes, como o endro, a cenoura, o aipo, o coentro e a salsinha, por exemplo. Ela também é conhecida como ânis (não confundir com o estrelado, que é outra família de plantas). Ele também é conhecido em alguns lugares como funcho, porém o funcho é uma outra espécie dentro da mesma família, daí partilham muitas características e por isso a confusão.

A parte consumida são as “sementes”, entre aspas porque o que chamamos de sementes são na verdade os frutos dessa planta. Abaixo falaremos mais sobre os benefícios da Erva-Doce.

Benefícios da Erva-Doce

A erva-doce tem diversos benefícios terapêuticos. Ela tem propriedades antiespasmódica, estimulante do apetite, relaxante, vermífuga, antirreumática e relaxante muscular.

O chá de erva-doce é muito famoso entre as mães de bebês, pois auxilia no tratamente das cólicas que os pequenos e pequenas podem evetualmente ter. Ela também é uma grande aliada no combate da tosse e para liberar catarro preso.

Claro que ela também pode ser usada para outras coisas, como para auxiliar no tratamento da prisão de ventre, mau hálito e no tratamento de infecções do trato urinário, e pela presença de fitoestrógenos, é muito útil durante o periodo pré e menstrual, para auxiliar na regulagem do fluxo, assim como auxiliar no tratamento dos sintomas da menopausa.

Vale lembrar que caso você apresente sintomas de algumas das condições citadas acima, é sempre recomendável discutir com seu médico antes de iniciar o tratamento com chás, visto que eles podem ter interações com medicações anulando seu efeito ou causando reações adversas. Sempre use com cautela.

Como usar a Erva-Doce

A erva-doce geralmente é consumida como chá dos frutos secos. Uma forma de se preparar o chá é:

Coloque um litro de água para ferver, depois, acrescente 3 colheres (de sopa) de sementes de erva doce secas. Desligue o fogo e deixe a mistura descansar por 5 minutos. Em seguida, coe e adoce se preferir (se está de dieta, tome sem o açúcar). O ideal é tomar, no máximo, 3 xícaras por dia.

Promoção da semana

Para você aproveitar os benefícios da Erva-Doce na sua saúde, e aquecer estes dias frios, durante esta semana o mesmo estará em promoção: de R$ 7,10 por apenas R$ 6,00 cada 100 gramas! Claro que o preço é de referência e que vendemos o quanto você precisa!

Não deixe de aproveitar: peça pelo telefone, WhatsApp ou venha nos visitar.

Grande abraço e boa semana a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *